Hoje vou contar o que me aconteceu, depois que eu fiz a atualização dos aplicativos, aquela de 250MB, logo que você instala o Ubuntu ela já aparece.
Eu estava com o Ubuntu rodando bunitinho, com o GRUB perfeito e decidi fazer a tal da atualização. Deu tudo certo, pelo menos até terminar e eu reiniciar o micro hehe. Não estou falando para não fazer as atualizações, ok? Muito pelo contrário.
Este post é mais para quem tem Dual Boot, pois vi em alguns fóruns que isto é uma dúvida comum entre os iniciantes com Dual Boot, assim como foi para mim. Aqueles posts com o título "Windows sumiu no GRUB" ou "Não consigo mais entrar no Windows" são bem comuns mesmo hehehe.
O que aconteceu comigo foi o seguinte:
Com o computador reiniciado, o GRUB mostrava apenas 4 itens, sendo que 2 eram o Ubuntu e 2 Ubuntu(Recovery Mode). Entrei no 3º, que era o Ubuntu com o kernel 2.6.17-10-generic, pois o 2.6.17-11 dava pau.
Depois de logar tudo certinho, abri um terminal e digitei o seguinte:
$sudo gedit /boot/grub/menu.lst
Vá para o fim do arquivo menu.lst, onde você encontrará os itens do GRUB, e comente todos com um # no início das linhas, exceto o seguinte:
title Ubuntu, kernel 2.6.17-10-generic
root (hd0,5)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.17-10-generic root=/dev/hda6 ro quiet splash vga=791
initrd /boot/initrd.img-2.6.17-10-generic
quiet
savedefault
boot
Aí onde está escrito "Ubuntu, kernel 2.6.17-10-generic" é o que vai aparecer no GRUB, então se você quiser colocar "Ubuntu" ou "Ubuntu Edgy" ou qualquer outra coisa que identifique o Ubuntu para você, fique a vontade.
Feito isso, agora é só colocar o item do Windows. Localize a linha "## ## End Default Options ##" e abaixo dela coloque o seguinte:
## WINDOWS ##
title Windows XP Professional
root (hd0,0)
makeactive
chainloader +1
Aqui em title é a mesma coisa, onde está escrito "Windows XP Professional" para mim, você pode colocar o que você quiser.
Se quiser que o Ubuntu apareça em primeiro na lista, coloque as linhas "## WINDOWS ##" no fim do arquivo, ou abaixo do "Ubuntu, kernel 2.6.17-10-generic", após a palavra boot.
Espero que funcione, pois para mim deu certíssimo hehe, e que ajude os mais iniciantes que eu, o que acho difícil de existir hehehe.
Abraços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário